Conheça a história da SEAT
Olá pessoal.
Hoje, sobre minha paixão por carros, vou contar a história da SEAT.
SEAT quer dizer Sociedad Española de Automoviles de Turismo.
Fundada na Espanha em 9 de Maio de 1950 pelo INI – Instituto Nacional de Industria (estatal que promovia o crescimento industrial da Espanha), a SEAT tinha por objetivo motorizar a Espanha pós guerra, que na época contava com apenas 3,1 carros por 1000 habitantes!
Na sua fundação a empresa estava com suas ações divididas, 51% pertencia a estatal INI, 42% aos bancos espanhóis e 7% a Fiat, que atuava como sócio tecnológico, sendo assim, a SEAT iniciaria em breve sua produção baseada em modelos Fiat.
Em 1953 foi fundada sua primeira fábrica na Zona Franca de Barcelona, onde iniciou a produção do seu primeiro carro, o modelo 1400 a uma taxa de 5 carros/dia.
Apenas 3 anos após o inicio da produção do modelo 1400, em 1956 a SEAT atingiu o marco de 10.000 carros fabricados no ano, contando 42 carros/dia.
Aos 27 de Junho de 1957 inicia-se a produção do SEAT 600, que rapidamente se tornou um simbolo de liberdade e modernidade de toda uma geração.
No inicio dos anos 60, em 1963, começa a produção do modelo 1600, um modelo de luxo que substituiu o modelo 1400, enquanto o 1400 recebeu o motor do Fiat 1500, se convertendo assim no SEAT 1500.
Em 1964 é construída e fixada em Madri a nova sede a SEAT.
Diversos aviões são carregados de automóveis SEAT partindo para a Colômbia em 1965, iniciando suas primeiras exportações significativas.
1966 é um ano de novidades, é lançado o sucessor do modelo 600, o modelo 850, e este é o primeiro SEAT com 3 diferentes versões: 4 portas, esportivo e conversível.
No ano de 1968 a SEAT atinge a marca de 1 milhão de veículos fabricados e também lança o seu veículo mais confortável e espaçoso até então, o modelo 124.
Já em 1973, depois de ter vendido 800.000, encerra-se a produção do modelo 600, e no mesmo ano são lançados o sedã de luxo 132 e o modelo especial 1600, um autentico GTI.
Em 1974 a SEAT atinge a merca de 2 milhões de veículos fabricados, concedendo a empresa o 8° lugar entre as maiores fabricantes da Europa.
Com o Centro Técnico de Martorell em funcionamento, em 1975 a SEAT desenvolve e lança seu primeiro carro, o modelo 1200 Sport.
No ano seguinte em 1976 a SEAT atinge a marca de 3 milhões de veículos produzidos.
Fechando a década, em 1979, a SEAT reforça sua estrutura com uma planta para produção de caixas de marcha e diferenciais em El Prat del Lobregat, perto de Barcelona, e lança no mesmo ano o SEAT Ritmo, que ditaria o estilo de desenho da marca na década seguinte.
Em 1980 a SEAT lança o carro que viraria moda entre os jovens, o Panda.
Passados 2 anos, em 1982 a SEAT assina diversos acordos de cooperação industrial e comercial com a Volkswagen.
Em 1983 é lançado o primeiro modelo contando com injeção eletrônica Ecotronic, o SEAT Ronda, sendo este mais econômico e o primeiro veículo de exportação própria da Empresa. No mesmo ano é lnaçado o SEAT Fura, cuja versão esportiva Fura Crono deu origem ao campeonato monomarca, Copa Fura.
Aos dias 27 de Abril de 1984, sai das portas da fábrica na Zona Franca de Barcelona, o veículo considerado o mais revolucionário, emblemático e carismático da marca, o SEAT Ibiza.
No ano de 1985 é lançado o SEAT Malaga, a versão sedã do Ronda, tendo como ponto forte o estilo familiar e o grande porta malas, se tornando popular na segunda metade da década.
Em 1986 a Volkswagen adquire 51% da ações da SEAT, aumentando sua participação no mesmo ano para 75%. Também em 1986 o SEAT Panda dá lugar ao Marbela, que mantem sua popularidade entre os jovens, aumentando ainda mais sua popularidade.
Seguindo os planos da Volkswagen, em 1989 é iniciada a construção da planta de Martorell para unir forças ao Centro Técnico SEAT.
Em 1990 a Volkswagen adquire 99,99% das ações da SEAT, mesmo ano que foram produzidos 8 milhões de veículos SEAT com um recorde de 500.000 unidades no ano.
No Salão do Automóvel de Barcelona de 1991 é apresentado o primeiro SEAT desenvolvido pela Volkswagen, o Toledo.
Durante o XXV Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992, a SEAT fornece mais de 2000 veículos Toledo para o transporte das delegações e atletas olímpicos.
Em 22 de Fevereiro de 1993 é inaugurada a planta de Martorell pelo Rei Juan Carlos I, e no mesmo ano é lançada a segunda geração do SEAT Ibiza e também é lançado o SEAT Córdoba.
Em 26 de Setembro de 1995, o Príncipe de Asturias sai da linha de montagem de Martorell dirigindo o SEAT de número 10 milhões, um Toledo.
Em 1996 o SEAT Ibiza é líder no seu seguimento, em comemoração é lançada a versão de alto desempenho, chamada Ibiza Cupra.
Em 1997 o Ibiza Kit Car se torna campeão do Mundo do Rally FIA 2L pelo segundo ano consecutivo. No mesmo ano são apresentados o SEAT Arosa e o SEAT Córdoba Vario.
No Salão do Automóvel de París de 1998 é apresentado o novo Toledo, assim como o Córdoba WRC, que corria nos campeonatos de rally de mais alto nível.
Em 1999 a identidade da marca que antes era azul e branca é substituída pelo vermelho e prata, justamente quando é lançado o SEAT Léon, o SEAT mais potente já produzido até então, permitindo a marca entrar em um território de tecnologia de maior qualidade.
Em celebração ao 50° aniversário da empresa, o Rei Juan Carlos I recebe em audiência a diretoria da SEAT, no mesmo ano é lançado o slogan que reflete os valores, desenho e esportividade da marca, “SEAT autoemoción” (“SEAT autoemoção”).
Em 2001 é lançado no Salão do Automóvel de Bolonia a nova geração do SEAT Ibiza, ao mesmo tempo que é lançado o protótipo de alto desempenho SEAT Léon Cupra R, desenvolvido pela SEAT Sport.
No Salão do Automóvel de París em 2002 é lançado o novo Córdoba e Andreas Schleef se torna o novo presidente da SEAT.
2003 marca o inicio de uma nova era para a SEAT com o lançamento do Altea no Salão do Automóvel de Frankfurt.
Em 2004 o SEAT Ibiza recebe duas novas versões: FR e Cupra, para celebrar seus 20 anos de vida e seus 3.3 milhões de unidades vendidas. Também no mesmo ano é feito o lançamento mundial do Altea em Genebra e é iniciada a jornada de portas abertas de unidade de Martorell, recebendo 41.000 visitantes.
Em 2005 é lançado o novo SEAT Léon noa Salão do Automóvel de Barcelona, send muito exitoso tanto na imediata aceitação do público, quanto em premiações.
2006 é o ano de Eric Schmitt assumir a presidência da SEAT, lançando o Léon FR em Madri, e o Léon Cupra em Londres, enquanto no Salão do Automóvel de París é lançado o familiar Altea XL.
Em 2007 é mundialmente lançada a rede de Serviços SEAT, objetivando a padronização e qualidade do serviços de manutenção e reparos dos veículos da marca. No mesmo anos são inaugurados o Centro de Desenvolvimento de Protótipos e o Centro de Desenho SEAT, um dos mais modernos do Mundo.
Em 2008 é feita a estreia mundial do sedã de porte médio-grade Exeo. No mesmo ano o Ibiza se converte na estrela da SEAT, recebendo a nova versão SC, a nova versão Cupra e Ecomotive. O Ibiza demonstrou se um dos carros mais seguros do mercado, tendo conseguido 5 estrelas no EURO NCAP.
2009 marca o 25° aniversário do Ibiza, sendo apresentada a versão de aniversário no Salão do Automóvel de Genebra e Barcelona. No mesmo ano são apresentados os novos Ibiza Bocanegra, Ibiza FR, Léon Cupra e a versão definitiva do Exeo ST.
Também em 2009 é apresentado o projeto Léon Twin Drive Ecomotive, o primeiro veículo híbrido da empresa.
Em comemoração ao 60° aniversário da empresa e 2010, é lançado o SEAT IBE, um cóupe esportivo com zero emissões. Tmabém são lançado todos motores da nova linha e-Ecomotive e o novo SEAT Alhambra.
Em 2011 em Genébra é apresentado o novo protótipo off-road /esportivo SEAT IBX, além do novo Exeo lançado em Frankfurt e visto por quase 1 milhão de visitantes no São do Automóvel.
Em 2012 é apresentado o novo logo da marca, nova identidade, o urbano Mii de 3 ou 5 portas que ganhou 5 estrelas da EURO NCAP. Também é apresentado em Genebra o conceito Enjoyneering, com o novo Ibiza como exemplo de qualidade, rendimento redesenhado e prazer em conduzir.
Em 2013 é apresentado o novo Léon ST, esportivo e familiar. E para finalizar o ano é lançada toda linha de motores I-TECH no Salão do Automóvel de Genebra com os modelos Ibiza 5P, SC e ST, Léon 5P e SC, Altea e Altea XL, chegando a um novo marco da história da empresa.
2014 marca o 30° aniversário do Ibiza, o veículo mais icônico e querido da marca. Também é lançado o novo modelo do veículo mais potente da marca o Léon Cupra e também o Mii by MANGO.
Em 2015 no Motor Show de Genebra a SEAT lança o novo Léon Cupra e seu primeiro SUV, o 20V20.