Publicidade

Pintura

Car Care – Como cuidar da pintura do seu carro

Olá pessoal, agora vou falar um pouco sobre carros, meu hobby, e sobre como cuidar da pintura do seu carro, deixando-o mais bonito que novo!

Pintura

Todo mundo já deve ter notado que carros de exposição geralmente brilham muito, muito, muito mesmo, tendo sua pintura parecendo um espelho, mas como isso é possível é o que muita gente não sabe.

Então vou explicar aqui um pouquinho de alguns processos que você pode fazer em casa e outros que você deve procurar uma oficina especializada.

Mas antes, é importante vocês entenderem como um carro é pintado, para saber quando usar um processo ou outro.

Como é a pintura de um veículo?

A pintura de um veículo é composta de algumas etapas, como segue:

Pintura1 – Aplicação da base preparadora, ou fundo preparador, que é uma espécie de pintura com cor sólida mais grossa, para proteger a lataria do carro. Geralmente esse processo é feito por imersão, onde todas as peças são mergulhadas em um tanque com o produto;

 

 

 

 

Pintura2 – Aplicação da tinta, onde é definitivamente aplicada a cor do veículo. Nessa etapa que geralmente ocorre por imersão, é aplicada a tinta com a cor definitiva do veículo, esta tinta, diferente da base, é mais fina e delicada.

 

 

 

Pintura3 – Por fim é aplicado o verniz transparente por cima da pintura. O verniz é aplicado para proteger a pintura, é a camada mais fina de todas as três, mas também a mais importante, pois o verniz é quem dá brilho a pintura, e é no verniz onde trabalharemos para cuidar da pintura dos nossos carros.

 

 

 

E o tempo?

PinturaCom o tempo, o verniz da pintura vai normalmente se desgastando, com a poeira, vento, sujeira, coisas que caem sobre a pintura como frutas, folhas, galhos, coco de passarinho e por ai vai…

Isso vai desgastando o verniz, que pode chegar ao ponto de se perder totalmente e começar a desgastar a pintura.

O verniz protege a pintura contra o tempo, principalmente contra o sol, evitando que a pintura desgaste e/ou queime, como na imagem a esquerda.

E é justamente para evitar este desgaste do verniz, que vamos tratar a pintura com ceras e outros produtos, para aplicar mais proteção ao verniz e evitar que este se desgaste tão rapidamente.

Além é claro, de deixar o carro sempre com aspecto de novo e com um brilho de dar inveja!

Então, vamos aos processos.

Polimento manual com cera

PinturaEste é o processinho básico, onde você compra uma cera para polimento automotivo, aplica com espuma ou estopa e depois dá o polimento com uma estopa seca.

Existem diversos tipos de cera automotiva para este fim, umas com silicone, outras com ceras de carnaúba e por ai vai.

PinturaA diferença entre uma e outra é a durabilidade, algumas duram mais, outras menos, mas no fundo, todas produzem o mesmo efeito.

A cera aplicada manualmente e polida manualmente, aplica uma camada de proteção extra ao verniz do veículo sem provocar o desgaste do mesmo, fazendo com que água e sujeira tenham mais dificuldade em ficar grudados na pintura, preservando-a por mais tempo, inclusive, tornando os intervalos entre cada lavagem, maiores.

A esquerda vocês podem ver duas imagens de carros antes e depois do polimento manual com cera.

Polimento com politriz, Espelhamento e/ou Vitrificação

PinturaEstes processos tem nomes diferentes mas no fundo no fundo fazem a mesma coisa, são processos avançados do polimento manual, e de preferência devem ser executados por um profissional.

Este polimento utiliza ceras e outros produtos especializados, que neste caso, ou removem uma finíssima camada de verniz, ou então preenchem micro-furos e micro-riscos invisíveis a olho nu, emparelhando a pintura.

Então após a aplicação destes produtos, é feito o polimento usando um equipamento chamado politriz, que efetua o polimento utilizando uma boina felpuda (geralmente pelo de algum animal, como o carneiro), que gira algumas milhares de rotações por minuto, garantindo um polimento uniforme e de alto brilho.

 

Lixamento + Polimento

PinturaPor último vem o lixamento, que é o processo mais radical antes da repintura do veículo.

Neste processo é feito o lixamento de toda a pintura para remover uma camada generosa do verniz.

Após a remoção dessa camada, que emparelha toda a pintura, é feito o polimento descrito no tópico anterior.

Revitalizando a pintura a um nível equivalente ao original, mas neste caso, a pintura acaba sendo um pouquinho fragilizada, por ter perdido uma camada grande de verniz.

Resultado

Independente do processo utilizado, se o serviço for bem executado, com cuidado, com carinho, com os produtos corretos e pelas pessoas certas, com certeza você terá um carro com uma pintura deslumbrante e que durará por muito tempo.

Pintura

Abraços pessoal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.