Car Care – Como cuidar da pintura do seu carro
Olá pessoal, agora vou falar um pouco sobre carros, meu hobby, e sobre como cuidar da pintura do seu carro, deixando-o mais bonito que novo!
Todo mundo já deve ter notado que carros de exposição geralmente brilham muito, muito, muito mesmo, tendo sua pintura parecendo um espelho, mas como isso é possível é o que muita gente não sabe.
Então vou explicar aqui um pouquinho de alguns processos que você pode fazer em casa e outros que você deve procurar uma oficina especializada.
Mas antes, é importante vocês entenderem como um carro é pintado, para saber quando usar um processo ou outro.
Como é a pintura de um veículo?
A pintura de um veículo é composta de algumas etapas, como segue:
1 – Aplicação da base preparadora, ou fundo preparador, que é uma espécie de pintura com cor sólida mais grossa, para proteger a lataria do carro. Geralmente esse processo é feito por imersão, onde todas as peças são mergulhadas em um tanque com o produto;
2 – Aplicação da tinta, onde é definitivamente aplicada a cor do veículo. Nessa etapa que geralmente ocorre por imersão, é aplicada a tinta com a cor definitiva do veículo, esta tinta, diferente da base, é mais fina e delicada.
3 – Por fim é aplicado o verniz transparente por cima da pintura. O verniz é aplicado para proteger a pintura, é a camada mais fina de todas as três, mas também a mais importante, pois o verniz é quem dá brilho a pintura, e é no verniz onde trabalharemos para cuidar da pintura dos nossos carros.
E o tempo?
Com o tempo, o verniz da pintura vai normalmente se desgastando, com a poeira, vento, sujeira, coisas que caem sobre a pintura como frutas, folhas, galhos, coco de passarinho e por ai vai…
Isso vai desgastando o verniz, que pode chegar ao ponto de se perder totalmente e começar a desgastar a pintura.
O verniz protege a pintura contra o tempo, principalmente contra o sol, evitando que a pintura desgaste e/ou queime, como na imagem a esquerda.
E é justamente para evitar este desgaste do verniz, que vamos tratar a pintura com ceras e outros produtos, para aplicar mais proteção ao verniz e evitar que este se desgaste tão rapidamente.
Além é claro, de deixar o carro sempre com aspecto de novo e com um brilho de dar inveja!
Então, vamos aos processos.
Polimento manual com cera
Este é o processinho básico, onde você compra uma cera para polimento automotivo, aplica com espuma ou estopa e depois dá o polimento com uma estopa seca.
Existem diversos tipos de cera automotiva para este fim, umas com silicone, outras com ceras de carnaúba e por ai vai.
A diferença entre uma e outra é a durabilidade, algumas duram mais, outras menos, mas no fundo, todas produzem o mesmo efeito.
A cera aplicada manualmente e polida manualmente, aplica uma camada de proteção extra ao verniz do veículo sem provocar o desgaste do mesmo, fazendo com que água e sujeira tenham mais dificuldade em ficar grudados na pintura, preservando-a por mais tempo, inclusive, tornando os intervalos entre cada lavagem, maiores.
A esquerda vocês podem ver duas imagens de carros antes e depois do polimento manual com cera.
Polimento com politriz, Espelhamento e/ou Vitrificação
Estes processos tem nomes diferentes mas no fundo no fundo fazem a mesma coisa, são processos avançados do polimento manual, e de preferência devem ser executados por um profissional.
Este polimento utiliza ceras e outros produtos especializados, que neste caso, ou removem uma finíssima camada de verniz, ou então preenchem micro-furos e micro-riscos invisíveis a olho nu, emparelhando a pintura.
Então após a aplicação destes produtos, é feito o polimento usando um equipamento chamado politriz, que efetua o polimento utilizando uma boina felpuda (geralmente pelo de algum animal, como o carneiro), que gira algumas milhares de rotações por minuto, garantindo um polimento uniforme e de alto brilho.
Lixamento + Polimento
Por último vem o lixamento, que é o processo mais radical antes da repintura do veículo.
Neste processo é feito o lixamento de toda a pintura para remover uma camada generosa do verniz.
Após a remoção dessa camada, que emparelha toda a pintura, é feito o polimento descrito no tópico anterior.
Revitalizando a pintura a um nível equivalente ao original, mas neste caso, a pintura acaba sendo um pouquinho fragilizada, por ter perdido uma camada grande de verniz.
Resultado
Independente do processo utilizado, se o serviço for bem executado, com cuidado, com carinho, com os produtos corretos e pelas pessoas certas, com certeza você terá um carro com uma pintura deslumbrante e que durará por muito tempo.
Abraços pessoal.