Publicidade

Placas do Mercosul começam a valer hoje no RJ

Falei sobre as novas placas padrão Mercosul AQUI e sobre o adiamento de implantação AQUI, mas ontem, surpreendentemente o Detran-RJ anunciou o inicio da implantação das novas placas no Brasil, iniciando hoje pelo estado do Rio de Janeiro.

A nova placa padroniza com o restante do Mercosul e traz mais segurança, inclusive contra clonagem, pois ela conterá um QR Code com informações do carro como marca, modelo e ano, além de um chip de identificação, os dois poderão ser utilizados pela policia para a rápida identificação de carros roubados ou clonados, além é claro de informações sobre a documentação e infrações.

Outra novidade da nova placa é que na tira superior que antes havia a cidade e placa, agora constará somente o texto “BRASIL”, ficando o estado e cidade deslocados para o lado direito com seus respectivos brasões, além da cor da fonte que muda dependendo da categoria do veículo.



A padronização será gradual, inicia hoje no Rio de Janeiro, e irá se propagar pelos outros estados, não sendo obrigatória de imediato, somente para novos emplacamentos e trocas de placa, e quando trocar a placa do seu carro por qualquer motivo, esta já será a padrão Mercosul.

O custo para as novas placas é de R$ 219,35 segundo o Detran-RJ, claro que poderá variar de estado para estado.

Você pode obter mais informações detalhadas no site do próprio Detran-RJ AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.