Publicidade

Suécia testa estrada indutiva para recarregamento de veículos elétricos

Como parte do plano de eletrificação de toda a frota, a Suécia testa mais um meio de recarregar veículos elétricos enquanto andam pelas estradas, dessa vez, por indução.

O projeto custou R$ 63 milhões de reais e foi executado em um trecho de 1.6 Km de estrada, ligando a cidade de Visby ao aeroporto local, usando tecnologia desenvolvida em parceria com uma empresa israelense chamada ElectReon Wireless, que instalou debaixo do asfalto bobinas de indução ligadas a rede elétrica da via, desta forma, os carros elétricos que circularem por sobre esse trecho recarregarão as baterias enquanto trafegam, evitando as paradas para recarga, aumentando a autonomia das baterias dos veículos.



Para isso, os veículos deverão possuir um dispositivo instalado embaixo do carro, que é uma bobina de indução receptora, que converte o campo magnético gerado pela estrada em energia que recarrega as baterias do veículo, o que a grosso modo significa que o veículo anda sem gastar energia.

A Suécia tem um plano de eletrificação de toda sua frota de veículos até 2050, e como parte desse plano o país já vem testando formas de recarga nas estradas suecas.



O primeiro teste de recarga durante o percurso consistia em um sistema de cabos aéreos, e necessitava que os veículos (no caso os caminhões de teste) instalassem um sistema de braços articulados no teto que fariam o contato com os cabos, assim como o sistema de ônibus elétricos que circulam no centro de São Paulo capital.

Outro teste feito pelo governo sueco consistiu em instalar trilhos na pista e o carro tinha instalado por baixo um braço articulado que encaixava nesses trilhos para recarregar as baterias, semelhante ao sistema de alimentação dos carrinhos de autorama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.