DF iniciará serviço de compartilhamento de carros elétricos
O Distrito Federal está investindo R$ 3,1 milhões em um sistema de compartilhamento de carros elétricos para os funcionários da esplanada dos ministérios.
A iniciativa se dá em uma parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) e o Governo do Distrito Federal (GDF), e chama-se VEM DF.
Destes R$ 3,1 milhões, 2,1 milhões serão utilizados para a compra de 16 Renault Twizy e 35 pontos de recarga fornecidos pela WEG, e todos os pontos de recarga serão abertos ao público, mas os Twizys serão de uso exclusivo de funcionários públicos selecionados dentro da Esplanada dos Ministérios e sedes dos orgãos de administração do Distrito Federal, no modelo de car sharing.
O outro milhão de reais está sendo investido no desenvolvimento do software de gestão da frota, MoVE, que além de permitir a reserva e liberação dos veículos, os rastreará por GPS, controlando o percurso, velocidade, carga da bateria e o quanto de emissões que deixaram de ir para a atmosfera com o uso do carro elétrico.
O Governo prevê que até dezembro os pequenos elétricos já estejam sendo utilizados.
Junto a essa novidade o Governo do Distrito Federal anunciou a isenção de IPVA por 5 anos para carros elétricos, e estuda a redução desse imposto para carros híbridos, mesmo apesar de não haver concessionárias que vendam carros elétricos na região, o Governo prevê em alguns anos uma frota 100% elétrica no DF.