Publicidade

Uniti

Afinal, o que é a eletrificação de veículos

Com grande frequência e tende a aumentar, falo bastante da eletrificação de veículos, mas o que é isso?

TeslaModelS

Telsa Model S, o primeiro EV de produção

A eletrificação de veículos nada mais é do que o plano de migração dos governos e montadoras, de parar de produzir carros a combustão para produzir carros totalmente elétricos.

Atualmente os veículos elétricos, ou EVs (Electric Vehicle, veículo elétrico) já são uma realidade em países mais desenvolvidos, onde seu preço praticamente se equipara aos carros a combustão.

Os carros elétricos trazem muitos benefícios em relação aos carros a combustão, porque não geram poluição pela combustão de combustível ou queima de óleo em veículos mais velhos e más condições. Eles também possui uma engenharia muito mais simples, pois enquanto um motor a combustão precisa de diversos componente para funcionar, o carro elétrico é basicamente um motor, um banco de baterias e um controlador de voltagem.

Outra grande vantagem de alguns modelos elétricos é a tração integral nas 4 rodas, pois ao invés de um motor elétrico principal, alguns veículos possuem 4, um em cada roda, o que por sí só já é uma vantagem, mas agrega mais um beneficio, a regeneração de energia, pois como os motores são nas rodas, nas frenagens e/ou descidas, quando os motores não são utilizados, estes produzem eletricidade para as baterias, algo impossível para um carro a combustão, que desperdiça seu combustível sem chance de reaproveitá-lo.

Uniti

Uniti, um elétrico urbano popular

A simplicidade mecânica destes carros também é muito grande para o motorista, que não tem marchas e com isso sem embreagem, só o pedal do acelerador e do freio, pois geralmente nestes carros não é necessário caixa de marchas, porque para acelerar o motor aumenta a rotação ao receber mais carga das baterias e para desacelerar é só reduzir a energia recebida por ele.



Com menos peças e componentes, os veículos elétricos também tem manutenção muito menor que um carro a combustão, praticamente girando em torno de troca de baterias.

Bolt, o EV da Chevrolet

Ha, mas as baterias não duram tanto quanto um tanque de combustível Pulllga?! Duram sim, alguns modelos elétricos tem autonomia de até 600 Km com carga completa, e alguns dos modelos mais populares e urbanos, possuem autonomia de 200 Km com capacidade de recarga em 30 minutos, menos que um almoço! é só chegar no restaurante e deixar carregando, terminou de almoçar, carga completa.

E a potência Pulllga? Alguns carros elétricos urbanos tem potência e aceleração equivalente a Ferraris e Bugattis, pois como eu disse, não tem caixa de marcha, assim a potência é diretamente despejada nas rodas.

TerzoMillennio01

Lamborghini Terzo Millennio, o primeiro protótipo elétrico da marca

E por todas estas vantagens e muitas outras que o carros elétricos são o futuro e estão na mira dos políticos pelo Mundo, onde Governos de diversos países já elaboraram e outros estão elaborando, projetos que incentivem e viabilizem a troca de toda produção de carros a combustão por carros elétricos, desde incentivos fiscais para as montadoras, a incentivos de compra para o consumidor e incentivos a todas a cadeia de produção energética e pontos de recarga.

O Brasil deverá dar o pontapé inicial com o Rota 2030 (leia mais AQUI), que prevê alguns incentivos para eficiência energética dos veículos e incentivos para a importação destes.



Então agora, quando ouvir falar de eletrificação de veículos, já sabe do que se trata. 😉

Aqui tem algumas reportagens sobre veículos elétricos que já escrevi:

Uniti o carro elétrico popular

Tesla Semi – Caminhão elétrico

Conheça a nova Lamborghini Terzo Millennio

Chevrolet Bolt

Tesla Model S

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.