Publicidade

Rota2030

Rota 2030 talvez não saia em 2018

Até 31/12/2017 estava em vigo o programa Inovar-Auto, que é um pacote de incentivos do Governo a indústria automotiva no País.

Rota2030

Graças ao Inovar-Auto, muitas marcas estrangeiras entraram no Brasil com suas fábricas, como a MercedesBenz.

Contudo, com o final do Inovar-Auto em 31/12/2017, é necessário outro projeto de incentivos para que a indústria automotiva nacional e internacional se mantenha trabalhando firme no País.

Com isso surgiu um projeto de longo prazo chamado Rota 2030, que prevê incentivos para a indústria automotiva até o ano de 2030.

Contudo, a votação deste projeto está parada e talvez nem comece no ano de 2018, deixando a indústria automotiva do País, desprotegida, fazendo com que muitas empresas estrangeiras já estejam planejando sair do Brasil, o que é muito ruim, já que a indústria exclusivamente nacional é fraca.

O Governo está com foco na reforma da previdência, e com isso o Rota 2030 ficou de lado.



Independente dos rumo que isso tome, muitas empresas como Mercedes e BMW estão pensando em sair do Brasil devido a falta de incentivos.

Mas o que o Rota 2030 traz de propostas? Confira:

  • Tributação por eficiência energética e não por cilindrada = Hoje a tributação é por cilindrada, carros de baixa cilindrada (teoricamente menos poluentes e mais eficientes) tem impostos reduzidos. O Rota 2030 prevê que carros com maior eficiência energética tenham tributação menor;
  • Recuperação da base de fornecedores = Prevê renegociação de dívidas e linhas de crédito para o mercado de auto-peças que foi fragilizado pela queda de vendas de carros;
  • Incentivo a tecnologias = O Governo prevê a disseminação de novas tecnologias de propulsão e conectividade;
  • Pesquisa e desenvolvimento = Incentivos para pesquisa e desenvolvimento de produtos e tecnologias nacionais;
  • Segurança = O Rota 2030 irá aumentar os padrões de segurança dos veículos vendidos no Brasil;
  • Inspeção veicular = Inspeções veiculares para redução de acidentes e poluição (falei sobre isso AQUI);
  • Logística = Melhorar a logística de distribuição da indústria automotiva nacional, utilizando-se de diversos meios de transporte;
  • Tributação simplificada = Simplificar a tributação de veículos no Brasil;

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.