FCA cai na malha fina do Dieselgate
Agora é a vez da FCA cair na malha fina das investigações sobre emissões originada com o Dieselgate.
A FCA, Fiat Chrysler Automobile terá de pagar uma multa de $ 663 milhões de dólares por motivo de emissão excessiva de NOx nas suas picapes RAM 1500 EcoDiesel e do Jeep Grand Cherokee fabricados entre 2014 e 2016 e que possuem o motor VM Motori 3.0 de 240 cv de potência.
Com isso, são mais de 100.000 veículos envolvidos no caso, tanto nos Estados Unidos, quanto fora dele.
O total das multas e indenizações está dividido em $ 311 milhões que serão pagos para o governo dos Estados Unidos e para a Califórnia, outros $ 280 milhões vão para clientes lesados com a propaganda “EcoDiesel”, onde é óbvio que o “Eco” não é tão eco assim, dessa forma cada proprietário receberá $ 2.800 de indenização e os outros $ 72 milhões são para outros estados norte americanos.
Essa punição de $ 663 milhões ainda é pouco, porque a FCA recorreu, senão a empresa corria o risco de falência, pois a pena inicial seria uma multa de $ 4 bilhões de dólares!!!
A FCA conseguiu reduzir a pena porque ela não adulterou resultados, ela só programou o veículo para permitir emissões acima do permitido!
De qualquer forma, essa decisão ainda pode mudar de acordo com o que a justiça norte americana julgar, e essa decisão deve ser anunciada ainda hoje.