Volkswagen reestruturará plantas para economizar
A Volkswagen anunciou esta semana seu plano de redução de custos e com isso cortará o Golf da planta mexicana de Puebla e da planta alemã de Zwickau para a lendária Wolfsburg.
Com estas alterações estratégicas da alemã VW, o Golf deixa de ser vendido nos Estados Unidos diretamente para ser importado da Alemanha.
A planta mexicana de Puebla assim, abrirá espaço para o novo SUV compacto Tarek, atacando o mercado Norte Americano de SUVs com o menor do mercado.
Como parte dessa estratégia, a Volkswagen do Brasil abre as portas para um aumento de produção do Golf em São José dos Pinhais com o objetivo de suprir as exportações do Golf para a América Latina, antes cobertas pela planta de Puebla.
Esta é a primeira parte da estratégia, visa um aumento na produção de 25% até 2020 em todas as fábricas alemãs da marca, elevando a produção de Wolfburg para em torno de 1 milhão de veículos por ano.
O mesmo processo de concentração da produção do Golf em Wolfsburg acontecerá com o SEAT Tarraco, que é a versão espanhola (a SEAT é uma montadora espanhola pertencente ao grupo VW AG) da Tiguan Allspace vendida aqui, um SUV de sete lugares.
Como segunda parte dessa estratégia a VW deverá focar no aumento de eficiência de 8 áreas da linha produtiva, ainda não especificadas, com o intuito de melhorar a performance, assim como também deverá dedicar esforço na logistica de peças para reduzir custos.
Para nós brasileiros, podemos esperar possível baixa no preço do Golf e o Tarek chegando logo.