Publicidade

EtiquetaPneu

INMETRO exigirá etiqueta informativa nos pneus novos

Nem sempre o Governo complica nossa vida, mutias vezes nos ajuda, é o caso da nova etiqueta de eficiência dos pneus, que virá nos pneus novos a partir deste mês.

Você conhece já a tempos a etiqueta de eficiência energética dos eletrodomésticos, pois bem, a etiqueta de pneus, segue a mesma idéia, mas com informações relevantes a rodagem dos pneus, confira:

EtiquetaPneu

RESISTÊNCIA AO ROLAMENTO: refere-se ao quanto o pneu é econômico, facilitando a rodagem do veículo, “A” é o mais eficiente e “G” é o menos eficiente. Para ilustrar imagine um pneu de corrida que é liso e um pneu de jipe, o pneu de corrida por ser liso é muito fácil de girar, já o pneu de jipe tem ranhuras profundas e saliências altas, o que dificulta girar o pneu em pista lisa, pois foram feitos para terreno lamacento.



ADERÊNCIA NO MOLHADO: refere-se ao quanto o pneu adere à pista quando a mesma está molhada, “A” é o pneu que mais adere a pista quando molhada, enquanto “G” é o que menos adere. Então se você quer um carro para o dia a dia, tanto para o seco quanto para o molhado, um nível intermediário é bom, pois um nível muito alto como o “A“, em pista de asfalto ou concreto em dia seco, reduzirá um pouco a economia de combustível e causará mais ruído. Mas se você usa o carro para passeios e hobby, como em track days, e só em dias ensolarados para passear com a família, um pneu com nível de aderência ao molhado “E” ou “F” é ótimo, melhora o consumo e a dirigibilidade, mas nem pense em andar na chuva com eles!!!

RUÍDO EXTERNO: Este indica quanto ruído o pneu gera com o veículo em movimento, quanto mais alto, mais barulhento. Voltando ao exemplo do pneu de jipe, já reparou como quando um jipe off-road passa ele faz muito barulho? Isso é o ruído do pneu. Então, quanto menor o ruído, mais silencioso e com isso, será mais confortável para dirigir longas distâncias.

Então, com isso, agora é fácil escolher um bom pneu para o seu veículo e o seu uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.