Carro autônomo do Uber causa acidente com vítima fatal
Já falei sobre a autonomia dos veículos (AQUI), e o quanto eles tem de dificuldades a superar antes de entrar em completa operação (AQUI), e agora um veículo 100% autônomo do Uber colide com uma ciclista causando a morte da mesma.
O acidente ocorreu na cidade de Tempe, no Arizona – EUA, quando um carro completamente autônomo colidiu contra uma ciclista de 49 anos.
O Uber tem em algumas cidades pelo Mundo todo, carros autônomos em testes, mas todos eles são acompanhados de um profissional da Uber que pode retomar o controle do veículo em situações de emergência.
Contudo, neste incidente em Tempe, após investigações da policia, foi constatado que o carro não deverá ser acusado, assim como seu operador humano, pois de acordo com a policia, nem mesmo um ser humano conseguiria evitar este acidente. Esta foi a conclusão da policia após ver os vídeos da câmera instalada dentro do veículo, onde é possível ver a ciclista cruzando a rua após sair de trás da sombra de uma árvore e fora da faixa de segurança.
O que poderá acontecer é o operador do veículo ser chamado a depor sobre o caso, e/ou a Uber ser acusada e processada por motivo de que os equipamentos e sensores do veículo deveriam detectar estas situações de emergência muito mais rápido.
Este já é o segundo incidente envolvendo carros autônomos do Uber nos EUA, o primeiro foi ano passado quando um colidiu com outro veículo, sem vitimas e sem culpa do veículo do Uber.
Esta infeliz situação somente mostra o quanto os carros autônomos ainda precisam evoluir para poder circular pelas ruas.