Publicidade

Skyactiv-X

Skyactiv-3, o motor a combustão tão eficiente quanto um elétrico

Como assim Pulllga, um motor a combustão tão eficiente quanto um motor elétrico se o motor elétrico não polui???

MazdaSkyactiv-x-1080x608

Bom, um motor elétrico não polui diretamente, mas indiretamente, para a produção de energia, há emissão de poluentes.

No caso da gasolina, o cálculo de emissão de poluentes leva em consideração toda a cadeia de produção do combustível, desde a extração, processamento até o uso.

Skyactiv-X

Os motores elétricos não consideram a cadeia de produção completa, e é ai que entra o Skyactiv-3 da Mazda, baseado no motor Skyactive-X (AQUI), que utiliza combustão por compressão (igual motores diesel) e centelha (motores a combustão tradicionais), aumentando a eficiência da queima do combustível.



A Mazda assinou uma parceria de eletrificação com a Toyota, mas nos seus veículos, pelo menos por enquanto, eles extrairão o máximo possível dos motores de combustão, usando os motores Skyactiv.

E o motor Skyactiv-3 promete emitir tanto ou menos CO2 quanto um motor elétrico se for considerada toda a cadeia de produção, ele promete reduzir de 25% a 56% a emissão de poluentes aumentando a eficiência da queima de combustível.

Skyactiv_X_engine

Pra ter ideia, um Skyactiv-X 2.0 gera 188 hp de potência, enquanto seu antecessor o Skyactiv-G 2.0 gera 155 hp, e o Skyactiv-3 deve aumentar em 30% a potência em relação ao Skyactiv-X, atingindo aproximadamente 244 hp sem turbo!!!

Vamos esperar essa belezinha sair, e atualizo aqui. 

Site do Skyactiv-X.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.