VW alugará de carros elétricos na China
A Volkswagen está apostando no elétricos e agora colocará fichas na prestação de serviços alugando carros elétricos na China.
A Volkswagen está apostando no futuro da prestação de serviço a vender carros, hoje ela produz e vende carros, mas com o aumento da população, congestionamentos e redução nos espaços de moradia, eles querem investir no aluguel de carros, com o objetivo dos carros não serem mais de propriedade particular e sim, serem serviços compartilhados.
A proposta é simples, fabricar e alugar ao invés de fabricar e vender, e pelos cálculos da VW, essa modalidade de negócio será mais lucrativa que a venda de veículos.
Imaginemos o cenário de pessoas que possuem carro, mas somente o utilizam nos finais de semana para ir ao mercado e passear, ao invés de comprar um carro, a pessoa alugará um através de um app no seu smartphone, o carro chega em sua casa e ela dirige, vai ao mercado, passeia e ao final do período de aluguel, o veículo retorna a locadora.
Mas como assim o veículo vai até o cliente?
Para sustentar este serviço, são necessárias 3 coisas: veículos elétricos, veículos autônomos e um sistema para a gestão destes.
Parece que Volkswagen está negociando a compra da Didi Chuxing, a maior locadora de carros, motoristas e táxis da China, onde dos 100 mil veículos de sua frota, a maioria é VW.
Desta a forma, a VW teria a infraestrutura do serviço, e os carros (que já estão sendo eletrificados), faltando somente por na rua a automação destes.
Além da VW, a GM já tem seus planos para serviços de mobilidade, assim como outras montadoras.
Já pensou, ao invés de comprar um carro, você pega seu smartphone, chama um e sai passear, é uma idéia bem interessante, é um Uber sem motorista!