Publicidade

whiteyellow

Porque o farol branco parece mais fraco que o amarelo?

Você já deve ter passado por isso, comprou lampadas de farol superbrancas, mais fortes, e quando as instalou no carro e foi andar a noite, pareciam mais fracas! Mas você sabe o porque?

whiteyellow

Na realidade as luzes brancas ou superbrancas são sim mais fortes, mas não porque iluminam mais longe, mas porque tem um espectro de cores maior maior. Espectro?

Como funcionam a luz e as cores?

Deixe-me explicar rapidamente como a luz funciona, vamos exemplificar usando a cor verde que é mais abundante. Na realidade um objeto de cor verde não é verde, porque o verde que vemos é a luz refletida por ele.

A luz á composta por muitas cores e tonalidades de cores, a luz do sol é branco amarelado, e o branco é a composição de todos os espectros de luz, ou seja, a luz branca, contém todas as outras cores, claro, se falando de luz.

Veja no gráfico abaixo todo o espectro de cores da luz branca:

visible_spectrum

No gráfico colorido são exibidas todas as cores do espectro visível pelo olho humano, reparem que acima do gráfico colorido tem outro cinza, de onde foram retiradas as cores, a esquerda no gráfico cinza, temos as cores mais frias invisíveis a olho nú, com menores comprimentos de onda, a direita no gráfico cinza temos as cores mais quentes invisíveis a olho nú, com comprimento de onda maior, e o gráfico colorido é uma pequena fração de todo o espectro de luz, onde estão todas as cores que enxergamos.

A grosso modo, podemos dizer que a luz branca tem todas as cores do gráfico colorido e do gráfico cinza.

Agora imagine a luz amarela, veja ela no gráfico colorido, a esquerda dela, temos o verde e a direita temos o vermelho, ou, a esquerda temos as cores com comprimento de onda menor e a direita as cores com comprimento de onda maior.

Quando essa luz bate contra um objeto verde, só a porção amarela e vermelha são absorvidas, enquanto só a porção verde é refletida e é essa porção de luz que vemos.

E quando uma luz branca bate contra o mesmo objeto verde, este irá absorver todas as cores a esquerda e a direita do verde, refletindo só o verde, até aqui continuamos vendo a mesmo coisa.

Mas e se a luz amarela bater em um objeto azul? Como vimos, a luz amarela possui muito amarelo, um pouco de verde e um pouco de vermelho, então quando a luz amarela bate no objeto azul, ela não possuirá nada para refletir, e o objeto mal será visível.

Então se uma luz branca bater neste objeto azul, ela possuirá a cor azul, e o objeto refletirá azul, tornando-se visível em relação a iluminação de luz amarela.

Ficou claro? A luz branca contem todas as cores, então todos objetos em que a luz branca incidir, refletirão alguma cor, enquanto a luz amarela não, reduzindo o potencial de iluminação, porque cada objeto reflete alguma cor, e a luz amarela não possui todas as cores como a luz branca.

Mas Pulllga, se a luz branca ilumina mais, porque parece mais fraca?

Agora sim, vocês já entendem como a luz funciona então agora fica fácil entender o porque a luz branca parece ser mais fraca.

Se comparada com a existência do homem na terra, a luz elétrica a recém foi criada e a luz branca chegou ontem, porque o homem existe no planeta a mais ou menos 200 mil anos, a luz elétrica foi inventada em 1879 por Thomas Edison e a luz branca só chegou a nós entre 1920 e 1930.

Então imaginem o ser humano que por 200 mil anos de evolução só viu a luz amarela do sol e do fogo! Ele não conhecia outro tipo de luz senão a proveniente do fogo, com isso, a evolução tratou de adaptar nossos olhos para enxergar melhor a luz amarela.

Por causa disso, quase todos nós humanos não enxergamos bem a noite com iluminação de luz branca, porque temos que nos adaptar em muitissimo pouco tempo a uma cor “nova”.

Pelo mesmo motivo normalmente se usam luzes amarelas em salas de estar e em ambientes onde se busca relaxamento, porque como estamos acostumados a luz amarela, ela nos trás conforto, isso é herança dos nossos antepassados que sempre se reuniam ao redor de fogueiras para confraternizar, se alimentar e se proteger.

Mas e agora?

Bom, o ser humano é muito adaptável, ele consegue muito rapidamente se adaptar a novas situações, por isso evoluímos tanto e criamos sociedades, cidades e tecnologias, porque sabemos nos adaptar.

Então, se você acha os faróis amarelos fracos, coloque a luz branca, seus olhos se adaptarão e com o tempo você se sentirá incomodado com a luz amarela, e perceberá o quanto ela ilumina pouco.

Agora, não pense que a luz azul é mais forte, porque ela contem roxo e verde, mas não possui amarelo e vermelho, então terá o mesmo problema da luz amarela, o mesmo vale para luzes roxas, verdes ou vermelhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.