Publicidade

XL1_4

Volkswagen XL1 – Híbrido com autonomia de 111 Km/l

Sim, 111 Km/l, essa é a autonomia do Volkswagen XL1, um híbrido que era protótipo e entrou em produção limitada a 250 unidades em 2014.

XL1_1

Mais que um protótipo, um conceito e um sonho de Ferdinand Piëch, ex-presidente da VW, que foi desenvolvido e produzido para atingir a meta de 100 Km/l de um automóvel com motor a combustão.

XL1_2

O veículo possui chassis e carroceria fabricados em plástico reforçado com carbono para duas pessoas, com partes em alumínio e partes em fibra de carbono, com design super aerodinâmico, atingindo um coeficiente de arrasto (coeficiente que mede a resistência ao ar) recorde de 0,19 Cx! Para efeito de comparação, uma Lamborghini Diable tem 0,33 Cx, uma Ferrari Califórnia tem 0,32 Cx, um Porsche Boxter e a BMW I3 tem 0,29 Cx.

XL1_3

Também para atingir este coeficiente, os espelhos retrovisores foram removidos e no lugar deles, existem câmeras que exibem a imagem dos espelhos no lado de dentro das portas em pequenas telas, o radiados fica embaixo do carro escondido por uma tampa que somente se abre quando o motor a combustão é utilizado, as rodas traseiras são cobertas, os vidros só abrem uma parte para evitar o arrasto e o formato do carro é em bolha.



Na motorização, ele possui 2 motores, um a combustão turbodiesel de 0,8 litros com 2 cilindros e 48 cv de potência (ele é na verdade um motor 1.6 TDI dividido ao meio) e outros elétrico com 27 cv de potência, onde o motor elétrico é utilizado a praticamente todo o tempo, deixando o motor a combustão encarregado somente nos momentos que se necessita mais potência, como em subidas, arrancadas rápidas e ultrapassagens.

O XL1 possui 2 modos de condução, o normal e o EV, e é neste segundo modo que o carro pode atingir até 111 Km/l de autonomia, possuindo autonomia total de 500 Km, ou sejá, com 5 litros de diesel você pode andar 500 km!!!

XL1_4

Para ajudar a atingir esta meta de autonomia, o carro precisa ser leve, e não bastasse a carroceria, ele não possui vidros elétricos, os vidros são manuais, ele não possui direção assistida (sem direção hidráulica ou elétrica), nem mesmo o freio é assistido, e com tudo isso o carro possui então, somente 795 Kg, menos que um Smart ForTwo.

XL1_5

Ainda assim ele possui porta malas, pequeno mas tem, 120 litros, onde de fábrica vem o kit de recarga que é 220 V, ou seja, não é necessário equipamento especial para carga como a maioria dos carros híbridos ou elétricos, você pluga o carregador na tomada, pluga no carro e em 1:15h!!!

XL1_6

Ah, mesmo assim ele atinge velocidade máxima de 160 Km/h e possui aceleração de 0-100 em 12,7 segundos, pelo preço de $ 50.000, o valor de 2 Golfs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.