Se tomar remédio não dirija
Parece que a frase de título está errada, mas não, pois alguns medicamentos comuns de farmácia, que não precisam de receita, podem causar o mesmos efeitos do álcool!
A dipirona, o ibuprofeno e o paracetamol afetam certas funções do organismo com o mesmo efeito das bebidas alcoólicas, que são as funções cognitiva, motora e perceptiva.
Em algumas pessoas estes medicamentos que normalmente são ministrados para tratar dores de cabeça, dores musculares e analgésicos, podem causar sonolência extrema e até perda de consciência.
A dica aqui é, se você costuma consumir muitos destes medicamentos ou com muita frequência e dirige bastante, procure um médico para saber dos efeitos do mesmo no seu organismo.
Atualmente cerca de 20% dos acidentes de trânsito ocorrem devido aos sintomas de sonolência e reflexos alterados, tanto causados pela ingestão de bebidas alcoólicas, quanto por jornadas muito longas que causam sono e cansaço e o consumo de analgésicos e relaxantes musculares.
A Anvisa entrou com pedido para que fosse impresso nas caixas destes medicamentos a frase “se tomar este remédio não dirija”, mas o pedido não seguiu adiante devido a viabilidade e o tempo necessário para a aplicação.
Então, “se beber, não dirija” e “se consumir estes remédios, não dirija”!