Publicidade

CNHSocial

CNH Social a habilitação gratuíta

Provavelmente você não sabia, mas em alguns estados, seguindo algumas regras, é possível ter sua habilitação de graça.

CNHSocial

O programa CNH Social ou CNH Popular existe desde 2008 em alguns estados, mas como não é lei Federal (o Governo Federal criou, mas os estados não são obrigados a aderir), não foi divulgada.

O processo para tirar a CNH é caro e complicado, a pessoa paga as taxas iniciais e passa por exames físicos e mentais, estando apta, segue pagando para fazer a aulas teóricas, depois faz uma prova teórica, sendo aprovada a pessoa vai para o simulador, e após estar apta no simulador, vai para as aulas práticas em um carro real e por fim, a prova de direção, que depois de passar, recebe a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação, CNH.

E todo esse processo pode ser gratuito se você atender a alguns requisitos para os programas CNH Social ou CNH Popular, em geral a pessoa precisa estar desempregada e/ou ter renda minima inferior a 2 salários mínimos. Contudo, em alguns estados há programas como Menor Aprendiz do Trânsito para jovens estudantes tirar habilitação, em outros estados é necessário nunca ter cometido crimes de trânsito, em outros é necessário ter prestado o ENEM, também há estados que beneficiam que participa do bolsa familia e em alguns este beneficio é oferecido a pessoas que estão deixando o sistema penitenciário.



De forma geral essas informações não estão sempre disponíveis no sites dos Detrans de cada estado, pois são vagas sorteadas para o beneficio, sendo assim, você deve ficar ligado no site do Detran do seu estado para saber se existem os programas e quando é o prazo de inscrição.

Não vou detalhar estado para estado porque as regras podem mudar a qualquer momento, como no Rio Grande do Sul que devido a falta de verba cortou o projeto para 2018 e o estado do Amazonas que desativou devido ao enorme número de acessos ao site do Detran (cerca de 1200 acessos por minuto), que causa queda do serviço.

O site do Detran é diferente por estado, bastando mudar a sigla XX pela do seu estado, como exemplo abaixo para acessar o Detran do estado do Rio Grande do Sul:

www.detran.xx.gov.br => www.detran.rs.gov.br

Fique ligado, e não perca essa oportunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.