Publicidade

RuasEsburacadas

As loucuras do trânsito no Brasil

O trânsito no Brasil é louco, não chega a ser caótico, mas está quase, é cada coisa que se vê nas ruas!

RetroNaRua

Hoje pela manha me deparei com uma cena comum em minha cidade e que é muito comum em muitas outras cidades do país, inclusive capitais.

Uma retroescavadeira trafegando por uma rua, trancando totalmente o transito, e ao dobrar a esquina, outra no sentido oposto, carregando tonéis de piche na sua pá!

RuasEsburacadas

Veículos deste tipo não podem trafegar livremente nas ruas, é infração, pois em sua maioria não possuem luzes de posição, de ré, de freio, setas de direção, para-choque, paralamas, parabrisa, enfim, esse tipo de veículo não possui o necessário exigido pelas leis de trânsito para trafegar nas ruas, alguns até tem luz de freio e farol, mas raramente funcionando. É um tipo de infração gravíssima sobre a qual nada é feito a respeito, que além de atrapalhar em muito o transito, um acidente contra uma máquina pesada é facilmente grave, pois estas não possuem equipamento algum de segurança!

Outro problema comum são vias esburacadas, sejam ruas, estradas e até mesmo pontes, no Brasil não há pavimentação decente, o asfalto feito hoje, na primeira chuva vira buraco em cima de buraco!!! E porque? Obras superfaturadas, onde são investidos milhões e apenas uma fração deste valor é aplicado, usando material de baixíssima qualidade e maquinário inadequado. Antigamente, para reparar um buraco, o mesmo era limpo, utilizava-se piche derretido (fumegava no caminhão e ao ser depositado no chão) e um rolo compressor grande, o que garantia a compactação e aderência do asfalto novo ao velho. Hoje é utilizado piche frio e o asfalto é compactado com pés e pás!!! Um absurdo.

Sinalizacao

E a sinalização? Em certos lugares não existe, ou está oculta por mato ou arvores, ou os sinais estão estragados, semáforos queimados, placas depredadas, ou mesmo sinalização em não conformidade com a legislação. Aqui em minha cidade há placas de velocidade no canteiro central de uma avenida!!! Parece uma observação boba, mas todos os veículos possuem o farol direito apontado um pouco para fora e acima da pista, justamente para iluminar as placas na beira das vias, uma placa do lado esquerdo a noite não tem função, fica invisível, um risco para o motorista e os pedestres.



E animais na pista? Não há proteção, animais andam soltos principalmente nas estradas, causando acidentes o tempo todo. Isso é irresponsabilidade dos Governos, concessionárias de pedágio e proprietários dos animais, que não os protegem dentro de seu território ou não protegem a via da entrada destes animais.

Semaforo

Outro problema são as carroças não regularizadas, carroças com animais em péssimo estado de vida, moribundos que podem cair ao solo a qualquer momento, carroças sem sinalização, mal conservadas, se segurança alguma, carregando cargas maiores do que deveriam, que além de atrapalhar o trânsito, apresentam grandes riscos ao condutor durante a noite, quando a altas velocidades, uma carroça sem sinalização se torna um objeto fatal no meio da pista!

Carros velhos são outro problema, enquanto carros tunados, rebaixados e customizados são perseguidos pela policia, andam pelas ruas milhares, senão milhões, de carros caindo aos pedaços, com portas amarradas com fios elétricos, escapamentos amarrados com arame, pneus carecas, sem iluminação, sem assoalho ou pedaços de lataria e por ai vai.

AnimaisNaPista

Mas não pensem que os problemas do transito são de exclusiva responsabilidade do estado, o condutor também tem uma fatia muito grande dessa responsabilidade, pois recebe a devida instrução nos CFC e que deve ser cumprida e respeitada no trânsito, como utilizar o pisca ou seta para contornar esquinas ou trocar de faixa, pois nada adianta ligar o pisca durante a curva, os motoristas que vem atrás não prevem que você vai fazer a curva, e dar seta somente durante a curva não ajuda, porque até ai o motorista já reduziu inesperadamente, podendo causar acidentes.

Os apressadinhos que dirigem como se estivessem fugindo de algo, ou como se estivessem em um filme de espiões, eles mesmos se sentem os 007, cortando a frente dos outros carros para lá e para cá em alta velocidade, colocando eles e todos ao redor em risco.

CaindoAosPedaços

Outro problema gravíssimo é o motorista que dirige e usa o celular ou smartphone ao mesmo tempo. A taxa de acidentes relacionadas ao uso de celular aumenta a cada dia, e é muito recorrente, o motorista usando o telefone se distrai, troca de faixa sem perceber, não o veículo a frente parando ou um pedestre atravessando a rua, não percebe a velocidade, entre muitas distrações que o celular traz e junto com ele, o risco de vida para condutores e pedestres.



E não é só o celular, é gauchada, o chimarrão também atrapalha, até mais, pois para dirigir mateando, é preciso usar uma mão ou as penas para segurar a cuia e o banco do lado para a garrafa térmica, isso quando não tem que encher a cuia, onde é necessário as duas mãos!

FumoEDirecao

Assim como o celular e o chimarrão, cigarro também atrapalha, porque uma mão fica segurando o cigarro e geralmente fica ara fora para não entrar fumaça no carro! Esse é um dos problemas que considero mais absurdo, pois o cigarro que já faz mal, ainda é usado de forma a provocar mais mal!!!

Enfim, poderia passar dias falando sobre o assunto, e esse é só um resumo de situações cotidianas e não digo que é um problema politico, é um problema cultural, pois o brasileiro tem a cultura de sempre tentar tirar vantagem do outro, o que causa tudo isso.

Enquanto o povo não se conscientizar que o que é melhor para ele é o mesmo que é melhor para todos, isso não mudará, infelizmente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.