Radares escondidos devem ser proibidos em SP
O deputado de São Paulo Luiz Fernando Teixeira (PT-SP) entrou com um projeto de lei impedindo que policiais rodoviários fiquem escondidos com radares móveis para aplicar multas por infração de velocidade.
O argumento dele é que ao esconder-se para multar motoristas, os policiais rodoviários violam princípios constitucionais de transparência.
O projeto de lei 1060/17 já foi aprovado na Assembléia Legislativa e segue para sansão do governados Geraldo Alckmin.
O deputado também prevê que se aprovada para o estado de São Paulo, está lei torne-se Nacional, como ocorreu com a obrigatoriedade do cinto de segurança, que se iniciou em São Paulo e propagou para o País.
De qualquer forma, tem um ditado popular que ouço desde pequeno, “Quem não deve, não teme!”, que resume tudo, se você dirige na velocidade regulamentada da via, não importa se o policial está escondido ou não, você não será multado!
Agora, expor os policiais cumprindo seu dever para trazer “transparência”, só fará com que os infratores reduzam a velocidade ao avistarem os policiais, e depois retomem o excesso de velocidade, que é o que ocorre atualmente.