Fiasco total, Renault Kwid
Apesar de um grande investimento em marketing, o Renault Kwid não é tudo aquilo que aparenta.
Pra começo de assunto, o carro chamado de “SUV dos compactos”, não tem nada de SUV, contudo, a Renault se refere ao “SUV” por causa da altura do carro, que poderia ser comparada a altura de um SUV de verdade, ledo engano!
A Renault contratou Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso para as campanhas de marketing do Kwid, justo para que o carro pareça alto. Mas Marina tem 1,67 m e Bruno tem 1,73 m de altura, fazendo com que o carro pareça grande. Porém, eu que tenho 1,82 m de altura, perto do Kwid, sou um gigante, de perto o carro parece menor que o Fiat Mobi, mas com suspensão alta, só isso.
Ele não é nem de perto um “SUV dos compactos”, veja essa comparação com o Volkswagen UP!, Fiat Mobi e o Hyundai HB20:
- Renault Kwid => Altura: 1,47 m, Altura do solo: 18 cm
- Volkswagen UP! => Altura: 1,48 m, Altura do solo: aproximadamente 18 cm
- Fiat Mobi => Altura: 1,49 m, Altura do solo: 14,6 cm
- Hyundai HB20 => Altura: 1,47 m, Altura do solo: 16,5 cm
Essa é a primeira mancada da Renault, chamar o Kwid de “SUV dos compactos”, olha o UP!, é mais alto que ele!!!
Segunda mancada do Kwid, o NCAP.
Para a versão brasileira, o Renault Kwid chega sem índice NCAP, que define o quão seguro um veículo é.
Na versão indiana do Kwid, que é mais simples, nos 3 primeiros testes do NCAP ele recebeu 0 estrelas de 5. Já no 4° teste, depois de adicionar AirBag, ABS e alguns reforços estruturais, ainda assim o KWID recebeu somente 1 estrela.
Já no Brasil, ele conta com mais acessórios, mas não deverá chegar a sequer 3 estrelas do NCAP, pois um dos itens de segurança obrigatórios para atingir a 3° estrela é o indicador de cinto de segurança frontal, que o Kwid não possui.
Se comparar com o UP! de entrada, ele já perde feio, pois o UP!, mesmo com 2 AirBags, possui 5 estrelas do NCAP, sendo que o Kwid tem 4 AirBags.
Não bastasse isso, em 25 de Outubro, a Renault foi obrigado a bloquear as entregas de Kwid pela segunda vez, sendo o primeiro bloqueio no inicio de Oubtubro devido a defeitos no espelho do freio traseiro, comprometendo a entrega de aproximadamente 3000 veículos para a troca da peça defeituosa.
Agora, neste segundo bloqueio, a peça afetada são os discos de freio dianteiro, com falhas e que devem ser trocados pelas concessionárias antes da entrega.
Então, apesar de tanta propaganda e do carro se bonito, não é lá muito seguro e muito grande quanto parece, é meio que comprar gato por lebre.