Publicidade

Lei da Luz Baixa

Apesar de muito criticada, esta lei que não é nova, vem para beneficiar os motoristas e reduzir o número de acidentes, e nada tem a ver com uma conspiração para a venda de lâmpadas de reposição! 🙂

Brasília – A partir de hoje (8), o uso do farol baixo aceso durante o dia em rodovias é obrigatório. Quem for flagrado com as luzes apagadas será multado em R$ 85,13, por infração leve, e terá quatro pontos na carteira de habilitação (José Cruz/Agência Barsil)

A Lei sancionada em 2016, prevê que todo veículo deva utilizar farol baixo em toda e qualquer estrada durante o dia e a noite, sendo que a noite deve ser utilizada luz alta quando não houver veículo no contra-fluxo ou a frente.

Há mais ou menos 17 anos, quando fiz minha primeira habilitação, já havia na aula menção de regulamentação no Código de Trânsito Brasileiro sobre o uso de farol baixo obrigatório em estradas intermunicipais e estaduais, contudo, sem aplicação de multa.

A sanção de 2016 prevê multa ao descumprimento desta.

O uso do farol baixo em estradas tem por objetivo facilitar a identificação de um veículo vindo no contra-fluxo, pois um veículo com os faróis apagados é notado a uma distância de aproximadamente 300 metros, enquanto que um veículo com farol baixo ligado pode ser notado a até 2000 metros de distância.

Pode parecer bobagem, mas imagine que você está a 100 Km/h na estrada e um veículo no contra-fluxo vem na mesma velocidade, se você notá-lo aos 300 metros de distância, terá menos de 5 segundos de tempo para perceber uma possível colisão e traçar uma manobra para evitá-la. Confira o teste no site da Quatro Rodas AQUI.

Na mesma situação acima, se o veículo que vem no contra-fluxo estiver com o farol baixo ligado, você o verá a mais de 1000 metros de distância, tendo muito mais tempo de reação.

DRL2

O uso de luzes durante o dia é tão importante, que há mais de 10 nos na Europa já existem leis que obrigam todos os carros a sair de fábrica com as DRLs, Daytime Running Lights (Luzes de Direção Diurna), que são aquelas barras de LED que existem nos parachoques ou dentro dos faróis de alguns carros.

DRL

Aqui no Brasil as DRLs também serão aceitas como alternativa a luz baixa para os carros que já as possuem equipadas, e quem quiser instalar, deverá passar por legalização do sistema junto ao DETRAN e INMETRO.

Então, use os faróis baixos sempre, evite acidentes, seus e dos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.