O que é NEDC e WLTP
A medida que os carros elétrico vão surgindo, torna-se mais comum a aparição das siglas WLTP e NEDC, mas o que é isso?
Essas siglas representam padrões de testes de veículos em situações e contextos diferentes, cada um utilizando métricas e ambientes diferentes, sendo que o padrão NEDC está caindo em desuso com o surgimento do WLTP.
O NEDC – significa New European Driving Cycle e executa testes em ambiente e condições controladas para diversas funções e recursos dos veículos, ele utiliza testes de rodagem em laboratório, seguindo padrões para aceleração, frenagem e trocas de marcha programada, calculando assim a eficiência de cada veículos, bem como seu consumo e emissões.
No NEDC cada veículo passa por uma rodada de testes de 11 Kilometros, com velocidade média de 34 Km/h e máxima de 120 Km/h, sendo que o percurso prevê 66% do trajeto simulando um ambiente urbano e 34% de ambiente de estradas, tudo com trocas de marchas programadas.
Mas ele possui falhas, porque são condições fixas e em ambiente controlado, o que não reflete nem um pouco a realidade de uso dos veículos.
É ai que entra o WLTP, que significa Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure, que sai dos laboratórios e vai para o mundo real, onde os veículos são testados minuciosamente nas ruas e estradas a nível global.
No WLTP cada veículo passa por diversas rodadas de testes no mundo real somando 23,25 Kilometros rodados, com velocidade média de 46,5 Km/h e velocidade máxima de 131 Km/h, sendo que o percurso prevê 52% de trajeto urbano e 48% de trajeto na estrada, sem padronização das trocas de marcha.
O WLTP faz a medição de muitas informações, como por exemplo as emissões não só do veículo, mas do veículo e seus acessórios e a influência destes sobre as emissões do veículo, além de mensurar também valores de velocidade minima, máxima, média e muito alta, freiadas, paradas e aceleração, trocas de marchas, consumo de combustível, entre outros.
Tudo isso em diferentes ambientes ao longo do mundo, diferentes tipos de ruas e estrada e diferentes situações do transito, considerando valores para as versões de cada veículo desde a mais básica até a mais completa.
Atualmente os veículos elétricos todos passam pela avaliação WLTP obrigatória e alguns pela NEDC, o que é muito útil e importante, principalmente para avaliar o maior calcanhar de aquiles dos carros 100% elétricos, a bateria, provendo informações mais precisas sobre a autonomia destes veículos.
Gostei do seu artigo mas é bom ficar esperto pois apesar da boa propaganda do WLTP, pela experiência dos usuários dos carros elétricos, os carros apresentam uma autonomia muito mais próxima do testes da EPA, que é o padrão americano. Segundo eles mesmos, isso se deve pois o padrão americano leva mais o trajeto de estrada do que o urbano se comparado com o europeu.
O bom é que aqui no Brasil, a INMETRO certifica os carros nos dois padrões, assim temos acesso às duas informações, uma mais próxima do uso diário (EPA) e outro que serve para aqueles que só usarão dentro da cidade urbana em terreno plano (WLTP).
Infelizmente, as vezes vemos alguns jornalistas e reportagens utilizando números do padrão europeu, que como expliquei antes, são números não muito confiáveis.
Amei seu artigo! Acabei conhecendo um antigo padrão europeu que eu não conhecia. Abraços.