Publicidade

PlantaHondaItirapina

Honda com fábrica parada por falta de incentivos

A Honda inaugurou ano passado a planta de Itirapina em SP com capacidade de produção de 140 mil veículos por ano, mas está parada.

PlantaHondaItirapina

A fábrica somente iniciará a produção quando a produção nacional atingir os 3 milhões de veículos por ano, o que está meio difícil de acontecer, pois em 2017 a produção alcançou 2.2 milhoes e a projeção para 2018 é de 2,5 milhões.

Hoje a Honda já possui uma planta em capacidade máxima em Sumaré, SP, com capacidade de produção de 120.000 unidade por ano, onde são produzidos o Fit, City, Civi, HR-V e WR-V.

A Honda busca recuperar mercado, tendo como líder em vendas o HR-V que já chegou ao topo do ranking, mas tem perdido espaço.

Já o Civic da geração atual foi meio que um tiro no pé, com visual moderno e agressivo, atrais muito um público jovem, que não tem condições de pagar, tendo assim emplacado em média 2.200 veículos por mês, enquanto o Toyota Corolla, seu principal concorrente, vem emplacando 5.500 veículos por mês com um visual mais conservador.

Algumas montadoras já vinham ameaçando sair do país sem um plano de incentivos do governo, e como o Rota 2030 que previa estes incentivos foi adiado, e o Inovar Auto tendo encerrado em 31/12/2017, podemos considerar a Honda como uma forte candidata a começar a abandonar nosso mercado, pois no caso do Civic citado acima, o público jovem não pode pagar o preço caro do Civic, e baixar valor é difícil, pois a carga tributária atualmente é de 40% ~45%!!!

Outro caso semelhante é o Golf da Volkswagen, que devido a alta carga tributária, possui preço alto e deixará de ser produzido no país! (reportagem AQUI)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.